É um absurdo pagar salários tão altos a jogadores de futebol?

Recebi de um amigo um vídeo listando os salários milionários de todos os jogadores que servirão à seleção brasileira na Copa América. Junto, veio o infalível lamento pelo absurdo que é pagar salários tão altos a jogadores de futebol. Segundo o meu amigo, isso demonstra como são tolos aqueles que ainda perdem tempo discutindo futebol.

Não vejo nenhum absurdo. As empresas que pagam esses salários (na maioria clubes europeus) são bastante lucrativas (ou pelo menos a maior parte delas). Logo, esses atletas pagos regiamente geram retorno a quem lhes paga os salários. Além disso, ninguém força ninguém a assinar os respectivos contratos. As partes o fazem de forma livre e voluntária, pois são vantajosos para ambas.

Sobre as pessoas viverem discutindo futebol, eu disse a ele que talvez essa seja a razão dos salários serem tão altos, afinal, esses caras fornecem entretenimento para milhões (quem sabe bilhões) de pessoas mundo afora. A quantidade de consumidores do produto que eles vendem é absurdamente grande.

Leia também:  Preconceito, discriminação e Dever de Cuidado

Enfim, esses craques faturam de acordo com a satisfação que geram para os consumidores de seu produto. Nada mais meritório, pelo menos pra quem acredita em liberdade econômica e na lei da oferta e da demanda.

Leia também:  A perseguição aos homossexuais pelos governos socialistas

Texto original Instituto liberal